Momento nostalgia: há exatos 20 anos, surgia o Orkut

Momento nostalgia: há exatos 20 anos, surgia o Orkut

Em 24 de janeiro de 2004, a extinta rede social, nascia pelas mãos do engenheiro de softwares, Orkut Büyükkökten

Há exatos 20 anos, no dia 24 de janeiro de 2004, nascia uma das redes sociais mais famosas do mundo, o já extinto: Orkut. Criada pelo engenheiro de software turco, Orkut Büyükkökten, homônimo da rede social, lançou a rede como um projeto durante sua passagem na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

No Orkut era comum, se deparar com compartilhamentos de depoimentos com os amigos, grupos, nomes inusitados, perfis falsos que pediam solicitação de amizade, o envio de recados no scrapbook de outros usuários, ler a famosa “sorte do dia”, as comunidades icônicas, entre outras peculiaridades características da plataforma.

Era intenção do criador, de início, conquistar os Estados Unidos, porém, o que aconteceu foi que a rede social se tornou mais popular no Brasil e Índia com milhões de usuários ativos. Nos 10 anos de sua existência e com sua expansão, a rede chegou a ter 300 milhões de usuários em todo mundo.

Em terras brasileiras, o Orkut foi um fenômeno, e também a primeira rede a se popularizar em massa, sendo a porta de entrada na internet para muitos brasileiros. Sua disseminação extremamente popular, foi de grande importância para a inclusão digital no país.

As comunidades, eram extremamente populares e comuns nesse ambiente do Orkut e são lembradas com carinho pelos integrantes até os dias atuais. Elas eram responsáveis por reunir pessoas com os mesmos interesses e gostos. Exemplos de comunidades como: ‘Tinha medo da Gina do Palito’, ‘Queria sorvete, mas era feijão’ faziam muito sucesso na época do auge do Orkut.

Em 2013, a rede social começou a declinar, com o mercado sendo dominado pela Meta, proprietária do Facebook, o Orkut decidiu anunciar seu fim. Dia 30 de setembro de 2014, o Orkut foi extinto.

Compartilhe

Outras publicações

0%
error: Conteúdo protegido!